logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 31/07/2025 06:03

Hemosc registra crescimento nas doações e transfusões de sangue em 2024

';
  • Marco Favero / Arquivo / SECOM -

Unidade própria do Governo do Estado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) registrou avanços em atendimentos, doações e transfusões de sangue realizadas em 2024. A instituição, que nesta dia 20 de julho completa 38 anos, é responsável  por 98% do sangue coletado e distribuído aos hospitais e clínicas, públicos e privados do território catarinense.

O número de transfusões de sangue cresceu 5% em 2024, representando o dobro do crescimento registrado em 2023.  Esse aumento foi impulsionado pela abertura de novos leitos hospitalares, realização de mutirões de cirurgias e habilitação de procedimentos de alta complexidade em todo o estado, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública de Santa Catarina.

O Hemosc conseguiu atender as demandas de sangue dos hospitais e clínicas de Santa Catarina em 2024 e também enviou mais de 900 bolsas de sangue ao Rio Grande do Sul, contribuindo para suprir a demanda de ambos os estados.

Segundo a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, o aumento de doações de sangue é reflexo de ações contínuas de conscientização. “Esse crescimento nas doações é resultado das campanhas realizadas ao longo dos anos pelo Hemosc, com parcerias e com a solidariedade e altruísmo do povo catarinense”, afirma. “Em 2025, será essencial elevar o número de doações para atender às solicitações de sangue e estamos trabalhando nisso”, complementa.

Para quem deseja doar sangue, o Hemosc conta com sete hemocentros nas principais cidades do estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville e Lages. Além disso, há duas unidades de coleta localizadas em Jaraguá do Sul e Tubarão.

As doações são realizadas mediante agendamento prévio no site www.hemosc.org.br ou por telefone. No site, também é possível acessar informações sobre os requisitos para doação, telefones e horários de atendimento de cada unidade.

O Hemosc é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), com gestão realizada pela Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece).


Hemosc inicia projeto de filtração universal do sangue para reduzir possíveis reações Anterior

Hemosc inicia projeto de filtração universal do sangue para reduzir possíveis reações

OMS recomenda uso de lenacapavir para prevenir infeção por HIV Próximo

OMS recomenda uso de lenacapavir para prevenir infeção por HIV

Deixe seu comentário